"Educação Popular: Trajetória e Atualidade" de Afonso Torres Carrillo explora a historicidade, contextos, sentidos e práticas da Educação Popular na América Latina. O autor, que se identifica como educador popular, analisa criticamente a educação e a sociedade, destacando a Educação Popular (EP) como uma corrente pedagógica transformadora que reconhece e empodera setores populares como agentes de mudança. Ele aborda a relevância em diferentes contextos históricos da EP, suas metodologias e didáticas específicas e sua relação com movimentos sociais e subjetividades populares. O livro também reflete sobre os desafios atuais e o renascimento da EP no século XXI, integrando teorias e práticas pedagógicas críticas com foco em transformação social e conscientização. Para concluir, esse livro apresenta nove temas chaves: 1) Precursores, expoentes e influência da EP; 2) EP como movimento e Corrente Pedagógica Latino-Americana emancipatória; 3) Diversos significados da EP ao Longo do tempo; 4) Leitura crítica da sociedade e educação; 5) Intencionalidade política e transformadora da EP; 6) EP e formação de subjetividades; 7) Elaboração de metodologias próprias; 8) Educação Popular no século XXI. 9) Desafios atuais da EP.