Loja › Educação do Campo: desafios de construir novas referências históricas
Aba 1
Educação do Campo: desafios de construir novas referências históricas
Ao longo das últimas décadas, a Educação do Campo, como modalidade específica da Educação Nacional, está sendo construída de diversas formas pelas práticas sociais, pedagógicas e pelas pesquisas, envolvendo centenas de Grupos de Pesquisas, milhares de sujeitos sociais - individuais e coletivos, inúmeros Movimentos Sociais Populares, instituições escolares da Educação Básica e Superior. Nesse percurso histórico foram construídas diversas “referências históricas”, compreendidas como ações educativo-formativas que se articulam com as produções da educação popular no espaço dos Movimentos Sociais Populares e a escolarização, no seu “fazer-se” histórico, tornando-se ferramentas teóricas e metodológicas para dar conta das inúmeras mediações, permeadas pela legislação e pelas diversas realidades em que se situam as escolas públicas do campo. Educação do Campo: desafios de construir novas referências históricas apresenta as principais atividades de pesquisa e extensão realizadas, direta e/ou indiretamente, pelos membros do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão-PR. Todas estas atividades, de uma forma ou de outra, buscam construir conteúdos e formas capazes de fortalecer a Educação do Campo. Nesse sentido, ousamos afirmar que fazemos parte desse percurso histórico da Educação do Campo, ao contribuir, de forma específica e singular na territorialidade do Sudoeste do Paraná, na construção de novas referências históricas da modalidade.