Loja › Formação continuada de professores do ensino médio: sistematização de experiências e cartas pedagógicas
Aba 1
Formação continuada de professores do ensino médio: sistematização de experiências e cartas pedagógicas
O livro "Formação Continuada de Professores do Ensino Médio: Sistematização de Experiências e Cartas Pedagógicas" de Terezinha Conte Piletti e Fernanda dos Santos Paulo explora a importância da formação continuada de professores no Ensino Médio. Focaliza em uma experiência em uma escola pública, abrangendo os anos de 2015 a 2019. A obra destaca temas como: a influência da pedagogia crítica na formação docente, o impacto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, estudos e conceitos de educadores renomados, além de metodologia de pesquisa adotada com base na Educação Popular. Apresentamos dez pontos chave do livro são: 1) A influência da pedagogia crítica de Paulo Freire na formação docente. 2) O impacto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 3) Contribuições de educadores renomados como Nóvoa, Dourado, Gatti, Imbernón, Kuenzer, Pimenta e Tardif para a formação docente. 4) Metodologia de pesquisa inspirada na Educação Popular freiriana e Sistematização de Experiências de Oscar Jara. Uso de Cartas Pedagógicas e entrevistas como instrumentos metodológicos. 5) Reflexões sobre os benefícios e desafios da formação continuada. 6) Transformação prática, resultante da formação. 7) Implementação de projetos interdisciplinares e coletivos. 8) Importância da socialização e troca de experiências. 9) Implicações da descontinuidade da formação continuada. 10) Críticas a recentes políticas educacionais e sua implementação.